Crochê - Blusa Topdown Mescla

Atualizado: Set 6


Material Utilizado:

  • Linha Anne Mesclada ou Cléa 1000 mesclada (se usar cléa trabalhe com 2 fios);

  • Cor: 9435 - deserto (2 novelos);

  • Agulha 5,5 mm para correntinha inicial e 5 mm para a peça;

  • Agulha de tapeçaria.

Passo a Passo:

1º PASSO

Inicie com correntinhas. Para qualquer tamanho fazer correntinha com 60 cm, no meu ponto deu 90 correntinhas.

OBS: cada pessoa tem uma tensão no seu ponto. Pode acontecer de sua correntinha com 60 cm ter mais ou menos que 90 correntinhas.

1º carr = 1 pa para cada correntinha de base (feche o círculo):

2º carr = Início dos aumentos. Agora é necessário fazer o cálculo para saber quantos pontos altos ficarão para frente e costas da blusa e para as duas mangas.Se o número de suas correntinhas e consequentemente de pontos altos não serem iguais ao meu, não se preocupe, é só adaptar o cálculo para o número de correntinhas que deu os seus 60 cm.

2º PASSO

Segue o passo a passo para o cálculo:

O cálculo é a regra de três: 35% de pontos altos para parte da frente e 35% para parte das costas e 15% para manga direita e 15% para manga esquerda.

CÁLCULO DA PARTE DA FRENTE E COSTAS

nº de pontos altos x 70 (35% para parte da frente + 35% para parte das costas) = resultado : por 100 = resultado : por 2.

Exemplo: 90 x 70 = 6.300

6.300 : 100 = 63

63 : 2 = 31,5 é a quantidade de pontos altos para parte da frente e para parte das costas, (como o número não ficou inteiro e estamos fazendo o cálculo para frente e costas irei arredondar para mais, ficando então com 32 pontos altos para frente e 32 pontos altos para as costas da blusa).

OBS: no caso do arredondamento para mais na parte da frente e costas da blusa é porque optei em deixar mais folgada esses blocos da modelagem do que nas mangas. Fica a critério de cada um como será essa parte da modelagem.

CÁLCULO DAS MANGAS

nº de pontos altos x 30 (15% para manga direita + 15% para manga esquerda) = resultado : por 100 = resultado : por 2.

Exemplo: 90 x 30 = 2.700

2.700 : 100 = 27

27 : 2 = 13,5 é a quantidade de pontos altos para manga direita e para manga esquerda, (como o número não ficou inteiro e estamos fazendo o cálculo para as mangas irei arredondar para menos, ficando então com 13 pontos altos para manga direita e 13 pontos altos para manga esquerda).

OBS: no caso do arredondamento para menos na parte das mangas da blusa é porque optei em deixar mais ajustado esses blocos da modelagem do que nas partes da frente e costas. Fica a critério de cada um como será essa parte da modelagem também.

Marque essa contagem na peça com uma linha, marcador ou até grampo ou clipes.


2º carr continuação = Comece pelas costas no ponto baixíssimo onde fechou a carreira, faça 3 corr + 1 pa no mesmo p. de base, coloque o marcador entre a sequência de corrente e o pa, (primeiro aumento das costas), segue fazendo pa sobre pa até o último ponto antes da marcação do início da manga esquerda;


* Na marcação da manga esquerda faça 2 pa no mesmo p. de base, coloque o marcador entre esses dois pa, (primeiro aumento da manga esquerda), segue fazendo pa sobre pa até o último ponto antes da marcação do início da parte da frente;

* Na marcação da frente faça 2 pa no mesmo p. de base, onde está a marcação, coloque o marcador entre esses dois pa, (primeiro aumento da parte da frente), segue fazendo pa sobre pa até o último ponto antes da marcação do início da manga direita;

* Na marcação da manga direita faça 2 pa no mesmo p. de base, onde está a marcação, coloque o marcador entre esses dois pa, (primeiro aumento da manga direita), segue fazendo pa sobre pa até o último ponto antes do início da parte das costas...fecha a carreira com pbx na terceira corrente inicial.

3º carr = iniciará com o segundo aumento referente a manga direita, faça 3 corr + 1 pa no mesmo p. de base;

* no próximo ponto depois do marcador, faça 2 pa no mesmo p. de base, (primeiro aumento das costas), coloque o marcador entre esses dois aumentos.

OBS: esse marcador irá separar os dois pa do segundo aumento da manga direita dos dois pa do primeiro aumento da parte das costas, segue a imagem abaixo.


*continue fazendo pa sobre pa (referente às costas), até o penúltimo ponto antes do próximo marcador, no último ponto antes do marcador faça 2 pa no mesmo p. base, (segundo aumento das costas);

* no próximo ponto depois do marcador, faça 2 pa no mesmo p. de base, (primeiro aumento da manga esquerda), coloque o marcador entre esses dois aumentos, igual a imagem anterior.

OBS: esse marcador irá separar os dois pa do segundo aumento das costas dos dois pa do primeiro aumento da manga esquerda.

*continue fazendo pa sobre pa (referente a manga esquerda), até o penúltimo ponto antes do próximo marcador, no último ponto antes do marcador faça 2 pa no mesmo p. base, (segundo aumento da manga esquerda);

* no próximo ponto depois do marcador, faça 2 pa no mesmo p. de base, (primeiro aumento da parte da frente), coloque o marcador entre esses dois aumentos, igual a imagem anterior,

OBS: esse marcador irá separar os dois pa do segundo aumento da manga esquerda dos dois pa do primeiro aumento da parte da frente.

* continue fazendo pa sobre pa (referente a parte da frente), até o penúltimo ponto antes do próximo marcador, no último ponto antes do marcador faça 2 pa no mesmo p. base, (segundo aumento da parte da frente);

* no próximo ponto depois do marcador, faça 2 pa no mesmo p. de base, (primeiro aumento da manga direita), coloque o marcador entre esses dois aumentos, igual a imagem anterior,

OBS: esse marcador irá separar os dois pa do segundo aumento da parte da frente dos dois pa do primeiro aumento da manga direita.

* continue fazendo pa sobre pa (referente a manga direita), até o último ponto antes do início da carr, finalize essa carreira com pbx na terceira corr do início.

4º carr em diante, até chegar a medida do contorno do busto, segue a mesma sequência e raciocínio da 3º carr.

3º PASSO

Segue as medidas do contorno do busto dos tamanhos 38/40/42, segundo a tabela do SENAC para modelagem industrial feminina.

TAM 38: contorno do busto 84 cm

TAM 40: contorno do busto 88 cm

TAM 42: contorno do busto 92 cm

Percebam que o aumento segue de 4 em 4 cm, caso queira uma numeração maior ou menor das que trago aqui no PAP.

O total de carreiras para cada tamanho até o contorno do busto e marcação da cava para as mangas.

TAM 38: 14 carreiras.

TAM 40: 15 carreiras.

TAM 42: 17 carreiras.

4º PASSO

Iniciando agora a separação da frente/costas das mangas. O número de pontos altos referente à parte da frente e costas de cada tamanho é:

TAM 38: frente (56 pa) + costas (56 pa) = 112 pa.

TAM 40: frente (60 pa) + costas (60 pa) = 120 pa.

TAM 42: frente (64 pa) + costas (64 pa) = 128 pa.

* Fazer a parte da frente e das costas juntas, com crochê circular, sem costura. Segue pa sobre pa por todas as carreiras seguintes, sempre com o mesmo número de pa. Segue o número de carreiras para cada tamanho:

TAM 38: 28 carreiras

TAM 40: 30 carreiras

TAM 42: 32 carreiras.

OBS: Se quiser fazer mais longa a blusa é só ir aumentando o números de carreiras e o mesmo se quiser fazer mais curta.

A partir das carreiras seguinte faça os quadrados vazados e cheios da seguinte forma:

1º carr = 3 corr + 2 pa, sendo cada pa sobre cada p. de base + 2 corr...pula 2 p. de base…+ 3 pa, sendo cada pa sobre cada p. de base + 2 corr...pula 2 p. de base, segue a sequência até o final da carreira.

2º carr = 3 corr + 2 corr de separação...pula o quadrado fechado da carreira de baixo…+ 3 pa, sendo eles no espaço do quadrado vazado + 2 corr...pula o quadrado da carreira de baixo…+ 3 pa, sendo eles no espaço do quadrado vazado, segue a sequência até o final da carreira.

Repita as carreiras 1 e 2 até dar 7 carreiras ou mais se preferir.

5º PASSO

Fazendo as mangas.

Faça um ponto,com agulha de tapeçaria, na base da corrente inicial e o último pa feito no início do corpo da peça, perceba que fica um vão em formato de v, por isso faça o ponto na base para fechar.

A sequência das mangas é igual a do corpo da peça, inicia pa sobre pa e depois faz os quadrados vazados e cheios. A contagem do total de carreiras de pa fechados se faz à partir da gola, então:

TAM 38: 35 carreiras fechadas (pa sobre pa) e 11 carreiras de pontos vazados;

TAM 40: 38 carreiras fechadas (pa sobre pa) e 11 carreiras de pontos vazados;

TAM 42: 40 carreiras fechadas (pa sobre pa) e 11 carreiras de pontos vazados.



6º PASSO

Acabamento. Fiz no corpo (frente e costas) da peça e nas mangas.

* 1 corr + 1 pb no mesmo p. de base + 3 pa...pula 3 p. de base…+ 1 pb + 3 pa...pula 3 p. de base, segue a sequência até o final.




Bom trabalho!!!

Luh Xavier

159 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo