A diferença de moda circular para moda linear.


A moda circular é a preocupação desde o design até o fim da vida útil da peça, passando pela produção e usuário, que tem como um dos focos o impacto ambiental. Dentro da moda circular, uma das preocupações é poupar o meio ambiente, tanto na extração da matéria prima como na decomposição da mesma ao retornar a ela.

Quando falamos de extração da matéria prima, incluímos principalmente, o cultivo dela. No caso das fibras naturais, temos que ter a preocupação em relação ao não uso de defensivos agrícolas, optando assim pelo cultivo orgânico da mesma, com isso preservamos a terra, o ar e as águas do impacto negativos que esses “venenos” causam, além é claro da nossa saúde e preservação de toda cadeia alimentar dos animais que dependem da terra para sua sobrevivência.


A moda linear – que na prática nada mais é que produzir e vender, valorizando o consumismo, causando imenso impacto negativo ao meio ambiente. Tudo começa a partir da matéria prima, mesmo que seja de fibras naturais, porque o uso dos defensivos agrícolas é comum, devido às plantações serem monoculturais, isto é, cultivo de uma única espécie, chegando até as fibras sintéticas, derivadas do petróleo, que ao serem descartadas no meio ambiente levam muitos anos para concluir sua decomposição.

Lamentavelmente não para por aí, o processo de beneficiamento e tingimento das fibras, tanto naturais como sintéticas, também impactam negativamente o meio ambiente, principalmente a água. Esses processos consomem energia, poluem a atmosfera e utilizam grandes quantidades de água, porém a questão não é nem o uso da água, mas sim como ela retorna ao ciclo natural, nesse processo é usado metais pesados, e ao serem descartados sem tratamento, causam grande poluição, o que chamamos de efluentes.


* Efluente é o resíduo proveniente das atividades humanas, como processos industriais e rede de esgoto, que são lançados no meio ambiente, na forma de líquidos ou de gases. Os efluentes ao serem despejados no meio ambiente causam a alteração de qualidade nos corpos receptores e consequentemente a sua poluição.


Efluente de tingimento sem tratamento


As indústrias de produção de fios estão caminhando rumo à sustentabilidade, o processo é lento e complicado para elas, tenho essa consciência, pois a quantidade de fios que é fabricado diariamente por elas, para abastecer todo o mercado que é gingante.

As fibras naturais usadas pelas indústrias de fiação, são derivadas das monoculturas, o que é uma monocultura? É o cultivo de uma única espécie, e se dá em metragens extremamente extensas. Sem o bioma natural da região, as plantações ficam mais suscetíveis às “pragas”, que danificam a plantação, com isso é utilizado os defensivos agrícolas, que são os agrotóxicos e pesticidas.


Monocultura do algodão


A nível industrial, percebemos o quanto é difícil eles manterem o padrão quantitativo de matéria prima para a fiação, sendo que o mercado têxtil consome enormes quantidade por ano. Na minha opinião, uma solução definitiva a nível mundial ainda está longe de ser realidade, porém, soluções locais já existem através de pequenas empresas de fiação, que adquirem sua matéria prima dos pequenos produtores de cultivo do algodão orgânico, por exemplo, e algumas marcas já fazem o tingimento da mesma de forma natural, o tingimento orgânico.


Cultivo do algodão orgânico


No tingimento orgânico são utilizados elementos da própria natureza que possuem propriedades tintórias, como: repolho roxo, açafrão, urucum, etc. No processo de tingimento orgânico são utilizados elementos naturais para a fixação das cores na fibra, peças tingidas naturalmente não agridem ao meio ambiente, tanto no processo de lavagem como no descarte da mesma, pois tudo volta ao ciclo natural de forma a se decompor compostávelmente.


Tingimento orgânico


Algumas indústrias, em relação ao beneficiamento e tingimento têxtil, já fazem o tratamento dos efluentes, mas isso ainda não ocorre de forma mundial.

As fibras podem ser de fontes naturais, artificiais e sintéticas.


"Fique na Luz"

Luh Xavier

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo